quando-a-queda-de-cabelo-e-preocupante

O Que Fazer para Acabar com a Queda de Cabelo

Queda de cabelo: o que fazer para acabar com ela

Quando a queda de cabelo é preocupante

O desenvolvimento capilar ocorre em um ciclo: a fase anágena corresponde a de nascimento dos fios, a catágena à de permanência deles, na telógena, eles caem, o que acontece com mais frequência durante o outono e o inverno, normalmente apenas 20% dos fios estão nessa fase. Diferente de mamíferos que sofrem quedas completas dos pelos do corpo, nós realizamos essa troca gradualmente.

Depois da queda, o ciclo recomeça, e o fio permanece anos no couro cabeludo antes de cair novamente.

quando-a-queda-de-cabelo-e-preocupante

No outono, os cabelos tendem a cair mais do que em outras estações, isso se deve a existência de sensores de luminosidade na pele. Essa queda capilar específica pode ser revertida.

Caso o indivíduo perceba que está perdendo diariamente mais de 100 ou 150 fios, a queda pode estar adquirindo um aspecto patológico. Essa percepção é algo particular, afinal, quando caem, cabelos curtos formam um acúmulo mais raso, já os longos ficam mais evidenciados. As pessoas não precisam efetuar esse cálculo manual todos os dias. Porém, a partir do momento que notarem muitos cabelos na roupa, na mesa de trabalho, ou durante a lavagem e escovação dos fios, devem ficar atentas.

O que é bom para tratar a queda de cabelo?

Medicamentos de via oral

Atualmente, o tratamento moderno da alopecia androgenética pode ser realizado com drogas de via oral, como com o medicamento produzido a partir de extração da planta serenoa repens.

A Finasterida, já utilizada há bastante tempo, continua sendo excelente opção. Há também a chamada aplicação intralesional em couro cabeludo (CIPE).

Monovin A

A vitamina A, muitas vezes empregada para melhorar o aspecto dos cabelos, pode provocar queda deles. Quando diluída no shampoo, a vitamina não causa nenhum efeito, contudo, o consumo via oral pode ser prejudicial para os fios. O Monovin A é usado para fins veterinários.

Shampoo para queda de cabelo

Nenhum shampoo trata a queda capilar, eles apenam limpam o couro cabeludo. Por conta disso, há uma regulamentação obrigando os fabricantes de shampoos antiqueda a esclarecerem na embalagem do produto que essa queda se refere, exclusivamente, à provocada pela quebra dos fios.

Lavagem dos cabelos

A lavagem dos cabelos deve ocorrer em dias alternados, exceto se o indivíduo trabalhar em um ambiente muito sujo, por exemplo, numa marcenaria. Contanto que seja utilizado um shampoo adequado para aquele tipo de cabelo, o couro cabeludo não ficará oleoso por ficar um dia sem ser lavado.

Se a pessoa não encontrar um shampoo adequado para ela, e se mesmo não lavando-o todos os dias, ele ficar oleoso ou ressecado, o indicado é procurar um tricologista para que ele prescreva a manipulação de um shampoo ideal.

Implante capilar

Caso o indivíduo tenha uma área doadora de fios aceitável, é possível recorrer ao transplante capilar. Atualmente, o procedimento cirúrgico mais avançado é realizado fio a fio, e os resultados são muito naturais.

O que provoca queda de cabelo?

Alopecia cicatricial

A foliculite decalvante e o lúpus são exemplos de alopecias cicatriciais, e atrofiam a região de nascimento do fio, algo irrecuperável. Apesar da gravidade, existem tratamentos que impedem o avanço dessas doenças, e uma vez estabilizadas, o indivíduo consegue manter na cabeça os fios ainda não afetados.

Apliques

Se o aplique prender o cabelo, ele pode acabar danificando os fios, e se possuir alguma doença, como caspa, a queda capilar poderá ser intensificada. Por outro lado, acessórios como o “Tic Tac” ou que funcionam por meio de uma mola, não prejudicam os fios.

Com relação ao possível abafamento que o aplique causa sobre o couro cabeludo, isso não causa queda dos fios, o que ocorre somente se o indivíduo possuir alguma doença associada, como dermatite seborreica, que pode acentuar a queda, e abranger não apenas o couro cabeludo, mas também face e orelhas.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica se manifesta devido à oleosidade cutânea e à presença de fungos e bactérias na superfície cutânea. Uma vez que esses micro-organismos estabeleçam uma permanência constante, torna-se praticamente impossível eliminá-los completamente. Logo, o indivíduo ficará predisposto à doença durante toda a vida, porém, em alguns casos, é possível que ela não se manifeste por um longo tempo. Ademais, embora a incidência de caspa seja muito maior nos cabelos oleosos, ela também pode acometer cabelos secos.

Desde que a dermatite seborreica não seja grave, ela poderá ser tratada com medicações tópicas, como shampoos, e em casos mais severos, o tratamento poderá incluir medicamentos orais. Pessoas que sofrem frequentemente com a doença, para controlá-la, devem utilizar shampoos anticaspa continuamente.

Shampoos para aumentar ou diminuir o volume capilar

Shampoos para diminuir o volume capilar contém em sua fórmula moléculas mais pesadas e, geralmente, um potencial de hidratação maior. Já shampoos que proporcionam ganho de volume obtém esse efeito ao diminuir a oleosidade dos fios, já que, quando ressecado, o cabelo exibe maior volume.

Os efeitos propiciados por esses shampoos são transitórios, a partir do momento que o cabelo for molhado, ele retomará sua característica inicial.

tintura-capilar

Eflúvio Telógeno e Efeitos de Produtos Químicos no Cabelo

Estresse e eflúvio telógeno

O cabelo é uma estrutura que está sempre em desenvolvimento. Quando está crescendo, o cabelo está na fase anágena. Ao começar a cair, o fio entra na fase telógena. Assim, existem circunstâncias nas quais uma grande quantidade de cabelo cai ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, não havendo interferência genética e se tratando de uma queda mais difusa, esta recebe o nome de eflúvio telógeno.

Continue reading “Eflúvio Telógeno e Efeitos de Produtos Químicos no Cabelo”

envelhecimento-precoce

É Possível Ficar Jovem para Sempre?

Fatores que influenciam no envelhecimento

O processo de envelhecimento é inevitável para todas as pessoas. Porém, a velocidade e a forma como o processo é influenciado por dois fatores principais: a genética (que engloba as características advindas de ancestrais) – com um peso bastante inferior do que se imagina – e os hábitos de vida. O estado da velhice do indivíduo dependerá fundamentalmente das escolhas adotadas diariamente.

Continue reading “É Possível Ficar Jovem para Sempre?”

alongamento-muscular

6 Exercícios de Alongamento

Exercícios para aliviar as tensões musculares

Algumas pessoas relatam dores nas articulações ou algumas tensões musculares, tanto na coluna quanto nos joelhos e quadris. No caso das pessoas que trabalham sentadas ou dirigindo, esses problemas têm ligação com o trabalho.  Resta então a dúvida sobre o que fazer para eliminar essas tensões, que sobrecarregam as articulações. Os exercícios apresentado a seguir podem ser efetuadas no próprio lar. Cabe ressaltar que cada posição deve ser mantida, estaticamente, por ao menos 20 segundos, para que assim o alongamento surta o efeito esperado.

Continue reading “6 Exercícios de Alongamento”