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6 Exercícios de Alongamento

Exercícios para aliviar as tensões musculares

Algumas pessoas relatam dores nas articulações ou algumas tensões musculares, tanto na coluna quanto nos joelhos e quadris. No caso das pessoas que trabalham sentadas ou dirigindo, esses problemas têm ligação com o trabalho.  Resta então a dúvida sobre o que fazer para eliminar essas tensões, que sobrecarregam as articulações. Os exercícios apresentado a seguir podem ser efetuadas no próprio lar. Cabe ressaltar que cada posição deve ser mantida, estaticamente, por ao menos 20 segundos, para que assim o alongamento surta o efeito esperado.

Primeiro alongamento

O indivíduo deve se deitar com as costas e o pescoço apoiados em um colchonete. Em seguida, basta abraçar os joelhos, mantendo-os em contato com os peitorais. Esse tipo de alongamento fará com que a coluna paravertebral fique em posição de total relaxamento.

Segundo alongamento

O corpo deve ficar deitado de lado. Enquanto uma das mãos recobre as pernas (que permanecem flexionadas), o outro braço deve ser estendido para o lado oposto, com a palma da mão virada para baixo. O pescoço também deve estar voltado para o lado contrário ao das pernas. Esse movimento deve ser realizado dos dois lados.

Terceiro alongamento

Igualmente desenvolvido para a coluna, nesse alongamento o indivíduo deve se sentar no colchonete e deixar as pernas totalmente estendidas e a coluna ereta. Posteriormente, é necessário tentar esticar as mãos em direção ao ponto mais distante possível. O movimento alongará toda a musculatura paravertebral, além da parte posterior da coxa e panturrilha.

Quarto alongamento

Novamente, a musculatura alvo é a região da coluna paravertebral, além da musculatura adutora das coxas. Esse alongamento consiste em deixar as pernas bem abertas para os lados, enquanto a coluna é direcionada à frente.

Quinto alongamento

Mantendo as pernas abertas e a coluna o mais ereta possível, as mãos devem buscar apoio na sola do pé, repetindo o movimento no lado oposto.

Sexto alongamento

Basta cruzar as pernas e espreguiçar os braços verticalmente, suspendendo-os acima da cabeça. O objetivo é relaxar as vértebras e as articulações.

Sétimo alongamento

Trata-se do alongamento da região cervical (pescoço). O corpo deve permanecer sentado e as pernas cruzadas. Depois, o pescoço deve ser pendido para o lado direito, com a mão apoiada sobre o ouvido do lado oposto. O movimento deve ser repetido na lateral esquerda. Para finalizar, o pescoço deve ser direcionado para a frente, pressionando-o com a ajuda das mãos.

Considerações finais

Os alongamentos apresentados são simples e podem ser realizados em casa para que as pessoas possam relaxar as dores articulares ou musculares que elas possam sofrer durante o dia. Entretanto, também é muito importante a orientação de um profissional de educação física para que seja possível realizar exercícios, fortalecer a musculatura e complementar esses alongamentos caseiros. Desse modo, o indivíduo conseguirá manter a saúde sempre em alto nível.

Os alongamentos mencionados podem ser feitos durante a manhã, antes de ir trabalhar ou estudar, ou à noite, a fim de aliviar as tensões musculares decorrentes das atividades e estresse diário, melhorando, assim, a qualidade de vida.

Créditos: http://metadrol.net.br/